terça-feira, 20 de outubro de 2009

Berlim




A faculdade organizou uma excursão à capital.

Maneiro, poder ir logo visitar Berlim, sem precisar organizar nada, e ainda ter a disposição guia turístico e ônibus para andar pela cidade. Não sei se terei tempo para voltar, talvez eu passe o ano novo por lá...Disseram que é interessante., melhor que Paris, mas não dá para saber ainda quais serão os planos.
Assim foi, arrumei a mala, fui à aula de manhã e na hora do almoço fomos ao ponto de encontro para entrar no ônibus alugado e encarar horas e horas de viagem. Mais uma vez viagem perrengue...Faz parte, vida de estudante, euro valendo três vezes mais que a minha moeda...tenho que pensar assim.
Chegamos em Berlin diretamente para a night. Deixamos as coisas no hotel e fomos andando até um clube típico da cidade. Música boa, nada de eletrônico...cidade grande, gente diferente...Ótimo.
O perrengue da ida foi compensado com o café da manhã delicioso do hotel, com tudo que tínhamos direito no dia seguinte....humm.
Logo cedo pegamos o ônibus novamente para visitarmos os pontos históricos, com o guia que era uma figura. Foi bom ouvi-lo e conhecer um pouco da história da cidade, da humanidade e tal. Não da para esquecer que estou na Alemanha, palco de tanta atrocidade. Dá nervoso isso.
O guia, falou abertamente sobre tudo. Sobre a guerra, sobre a cidade partida, sobre como se recuperou, sobre como, por incrível que pareça, o nazismo ainda tem espaço com os grupos isolados que atacam, queimam, depredam...
Cruel e triste.
Berlin é imensa, cabe Munique, Mainz e Frankfurt dentro. Impossível conhecer e aproveitar o bastante em apenas uma ida de poucos dias. Faltou visitar os museus, o zoológico (dizem que é o maior da Europa), a parte alternativa da cidade, muita coisa.
No entanto, aproveitei bem o tempo que tive.
Tirei várias fotos, comi Wurst, bebi cerveja local – Berliner-, fui a boates interessantes, vi mendigo, sujeira, andei pelo parlamento, muro, praças, portão e monumentos.
Não gosto tanto desses monumentos, dá angustia, é a visão de um artista sobre um fato acontecido para não deixar que este fato fique apagado na história (como se pudesse ficar se não existisse o monumento)... Berlin tem muita história e muitos desses por toda a parte, um mar deles: Monumento aos soldados da guerra, aos mortos na tentativa infeliz em ultrapassar o muro, aos homossexuais perseguidos, aos judeus.

Na volta para casa passamos em Potsdam, uma cidadezinha fofa com um castelo cópia do castelo de Versailles, com jardins lindo e grande que-nem-que.




(as fotos acima são todas do muro, tirando a do ursinho, símbolo da cidade)

Final das contas foi ótima e cansativa a viagem!

Para todas fotos:

http://picasaweb.google.com.br/marianna.freire/Berlin?authkey=Gv1sRgCN-DyorR4PPWowE#

4 comentários:

  1. Saboravel (?)como pudim de leite !
    E não precisa reclamar tanto...pra quem já foi pra Jundiaí...alem disso as estradas são melhores...há o que ver...no buzum que deve ser que nem...?
    Fotos postadas onde ?

    ResponderExcluir
  2. ...pensando bem: Favor mandar maiores detalhes de cada monumento, de cada ponto historico e principalmente o cardápio do café manhã.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal ... já estamos no meio dessa historinha... ufa.

    ResponderExcluir
  4. Só mais uma coisinha, coloca umas legendas nas fotos aê!!!!

    Não vai me dizer que tem que estudar!

    ResponderExcluir